top of page
Buscar

Edificando uma casa visando propósitos nobres

  • Foto do escritor: ICE JG
    ICE JG
  • 1 de mai.
  • 3 min de leitura

Este artigo fo retirado do livro Educação Clássica Acessível a Todos, organizado por Jennifer Courtney e publicado EDiBrasil Homeschool, 1ª edição 2011.


“O objetivo do aprendizado é consertar o estrago feito por nossos primeiros pais, readquirindo o correto conhecimento de Deus, e a partir desse conhecimento, amá-lo, imitá-lo, e ser como Ele é”. - John Milton “Of Education”


John Milton, poeta, pensador e estadista cristão do século XVII, exemplifica bem o Homem Renascentista de formação clássica. Milton escreve em seu panfleto “Of Education”, que “o objetivo do aprendizado é consertar o estrago feito por nossos primeiros pais, readquirindo o correto conhecimento de Deus, e a partir desse conhecimento, amá-lo, imitá-lo, e ser como Ele é”.24 Como pais cristãos, esta é, sem dúvida, nossa aspiração para nossos filhos. A alma que alcança a sabedoria de forma correta é a que conhece a Deus intimamente e age de acordo com esse conhecimento, alma satisfeita que jorra atos de adoração, tanto em música, como no serviço.


Uma Educação Clássica Cristã, portanto, ensina o aluno a amar a Deus aprendendo a respeito do mundo como o universo de Deus, projetado por Sua mente criativa, governado por Suas leis e sustentado por Sua orientação providencial. Os pais dão início ao processo incentivando crianças de tenra idade a procurar evidências do projeto de Deus em todas as matérias, até na matemática e na língua. As crianças conseguem descobrir a lógica das leis naturais e universais de Deus à medida que estudam ciências, e o desenrolar de Seu plano à medida que se deparam com a história. Eles encontram a criatividade de Deus na música, nas artes e na literatura.


Uma abordagem sábia à paternidade seria lembrar não que estamos criando filhos, mas sim que estamos criando adultos. Ou seja, precisamos concentrar nossa atenção no preparo de nossos filhos para tomarem decisões e se comportarem como adultos maduros e responsáveis. É para esse objetivo que transmitimos sabedoria de geração em geração. Esse é o objetivo de uma educação clássica - criar adultos sábios. Voltando à metáfora da alma como casa, o modelo clássico segue o padrão bíblico encontrado em Provérbios 24.3-4: Uma progressão que vai do conhecimento para o entendimento, e deste para a sabedoria. Esse padrão de maturidade espiritual coincide naturalmente com a maturidade emocional e mental dos alunos nos três estágios diferentes de aprendizado. Em outras palavras, uma educação clássica procura trabalhar com os desejos e aptidões naturais dos alunos à medida que crescem. O educador clássico apresenta o conhecimento certo no momento certo, enquanto os alunos têm a oportunidade de praticar aptidões importantes bem no momento em que seu anelo por essas aptidões se desenvolve.


Resumindo, uma Educação Clássica Cristã cobra um retorno a um modelo de valor durável, uma abordagem que produziu cristãos altamente alfabetizados durante a Idade Média e, mais tarde, um corpo de letrados altamente eruditos. Cidadãos brasileiros. O véu foi retirado e o arquiteto da educação moderna foi exposto. O grande e poderoso Oz foi desmascarado, e seu poder cheira a impotência. A cultura fica perplexa e embas- bacada com o produto do modelo moderno. Nós negligenciamos o coração e a alma do homem em favor da especialização e da utilidade.


No fim das contas, ambos estão perdidos. A Educação Clássica Cristã resiste à isca da mudança contínua, restaurando um conjunto básico de aptidões e conhecimentos dentro do contexto da educação da pessoa como um todo - corpo, mente e alma - para nortear o progresso da criança do conhecimento, rumo à compreensão, e desta, rumo à sabedoria. Como Hicks expressa com propriedade, a tarefa suprema de uma educação é “...o cultivo do espírito humano: ensinar o jovem a saber o que é bom, servi-lo acima de si mesmo, reproduzi-lo e reconhecer que essa responsabilidade reside no conhecimento”.25 Os que seguem o modelo da Educação Clássica Cristã atingem esses f ins. Labutam em uma casa construída para propósitos nobres.


“... o cultivo do espírito humano: ensinar o jovem a saber o que é bom, servi-lo acima de si mesmo, reproduzi-lo e reconhecer que essa responsabilidade reside no conhecimento”. —David Hicks Norms & Nobility

 
 
 

Comments


bottom of page